Guloseima: aventuras culinárias

Guloseimas



Nova casa!

Meus amigos queridos, conforme anunciado, estamos de casa nova! :)

Este bloguinho querido foi convidado para fazer parte de uma turma muito bacana. Quero convidar a todos para dar uma passadinha no novo Guloseima e dizer o que acharam.

Sejam bem-vindos ao meu novo lar: http://www.interney.net/blogs/guloseima

:)



Escrito por Luciana M. às 15h42
[   ] [ envie esta mensagem ]




Dias de calor


Esta foto linda eu reproduzo do site http://www.capricoop.com.br/
,
cujos produtos eu uso com uma freqüência alarmante, de tão bons!

Mês que vem é fevereiro, temos ainda muitos dias de calor pela frente, embora este ano o verão esteja fraquinho aqui para os lados de São Paulo. Quando eu chego em casa à tardinha, bate uma preguiça tão grande que não sinto vontade de nada. Só de chá gelado, água fresquinha, água de côco... e carambolas!

Talvez seja resultado de uma semana sofrendo com meu pobre estômago e adjacências, talvez seja só um reflexo do calorzinho bom que faz aqui em casa. Em dias como esses, eu penso em jantares leves e felizes, talvez regados com um champagne levinho. Ok, sem champagne para mim, ainda tenho que curtir uns dias de molho! :)

Mas a salada grega eu posso fazer, e comer, sem medo nenhum:

- 2 tomates maduros, sem sementes
- 2 pepinos japoneses
- 1 pedaço bonito de queijo feta (do tipo duro, como um meia-cura)
- azeitonas pretas graúdas
- azeite, limão e sal para temperar

Minha querida amiga Laura que me ofertou essa receita adorável, logo após uma estadia em Atenas, por ocasião das Olimpíadas. Mas ela punha cebola e eu... Bem, eu não gosto de cebola. :) Dizem que colocar cebola roxa, bem fininha, é ótimo. Quem sabe?

Basicamente você precisa cortar pepinos e tomates em cubos grandes, assim como o queijo. O queijo feta é feito com leite de cabra, então prepare-se para seu sabor acentuado. Mas não chega perto, em termos de pungência, digamos assim, de um gorgonzola.

Pooois bem, ai que estou escrevendo demais hoje, então você mistura os ingredientes devidamente cortados em cubos bonitos, misture com as azeitonas inteiras, regue com uma quantidade demencial de azeite BOM, coloque sal, umas gotículas de limão, misture muito bem e sirva a salada geladinha, para se refrescar e ser feliz!

Se puder, champagne gelado acompanha fantasticamente bem. Sempre, aliás.

O único porém: queijo feta é difícil de encontrar. Eu sempre uso destas marcas aqui, disponíveis em bons supermercados, e empórios finos.

Ok, tem mais um porém: eu quero uma barra dessas aí de cima, in-tei-ri-nha de queijo feta! Ai, ai.



Escrito por Luciana M. às 16h34
[   ] [ envie esta mensagem ]




Voltei!

 


Este é o lobo, do "In bocca al lupo": peça um café e faça um pedido!


Amigos, desculpem o sumiço. Mudei de emprego e as coisas andam pra lá de loucas. Mas estou cada vez mais apaixonada pela gastronomia, comidinhas e cia! Por isso, no meu retorno retumbante, deixo com vocês uma dica de café que vocês precisam conhecer, quando tiverem um tempinho na vida loca.

Trata-se do In Boca al Lupo, um café aconchegante que fica do lado da Pizza Hut, em Pinheiros. Eu não gosto da Pizza Hut (acho as pizzas pesadas e gordurosas), mas o café é fantástico.

Além disso, dependendo do que você escolher, você ganha uma figura de lobinho (sim, um lobo) ou um trevo, para fazer um pedido. Reza uma antiga tradição italiana que, ao fazer o pedido para o lobo ou para o trevo, ele se concretizará. Não é mágico? Eu fui, fiz o pedido, e estou  esperando. Não é um pedido fácil, mas ninguém me disse que tinha que ser fácil! :) Clique aqui para saber mais sobre a lenda.

O In bocca al lupo (que significa "na boca do lobo", uma expressão em italiano para transmitir boa sorte) oferece salgadinhos e doces, além de cafés especiais. Mas minha alegria maior são as sodas italianas, que chegam em copos altos, com o sabor que você escolher. Eu provei a de maçã verde e a de limão siciliano. Fantásticas! Além do sabor fresco, elas animam qualquer ser mais chateado, porque vêm em cores bonitas, que combinam com a primavera.

Os cafés também são bons, e vêm acompanhados de um docinho. No meu caso, um brigadeiro. Itália e Brasil de mãos dadas, hein!

***

In bocca al lupo

Rua dos Pinheiros, 100 - (11) 3062 8914

Praça da Rua Amauri s/nº - (11) 3078 3799
Aeroporto Internacional de Guarulhos - Terminal 2 Asa C



Escrito por Luciana M. às 13h40
[   ] [ envie esta mensagem ]




Manias sortidas

Bombons Mania, da Kopenhagen
Sabores exóticos: frutas vermelhas e maçã verde

Acusem-me de influenciável, oh, sim, acusem-me. Mas eu fiquei com vontade de experimentar os novos bombons da Kopenhagen, aqueles que têm o pouco sugestivo nome de "Mania" (sim, é o da propaganda com a Ivete Sangalo).

Achei que devia ser algo parecido com um bombom de Nhá Benta, mas com  marshmallow de vários sabores, até um pouco excêntricos, como maçã verde. Esperava isso, confesso: um bombom macio e cremoso, com o honesto chocolate da Kopenhagen cobrindo tudo.

Para tirar a prova, comprei uma caixinha com os cinco sabores, sortidos. Um de cada: chocolate, côco, frutas vermelhas (?), maçã verde e abacaxi. Na embalagem, os ingredientes pareciam até apetitosos: doce de maçã, pasta de cacau, doce de abacaxi, côco ralado... E chantilly! "Um bombom recheado com chantilly", pensei, "deve ser incrível!".

Mas não era. Ao experimentar, um pequeno desapontamento: o bombom não é ruim, mas não correspondeu às minhas expectativas. O creme é meio grudento, não tem a textura delicada do marshmallow da Nhá Benta, por exemplo. E o recheio é MUITO doce. Muito mesmo! Eu experimentei um bombom e fui correndo tomar um copo de água.

Resumindo: ainda prefiro os bombons de damasco e as incríveis Nhá Bentas (no tamanho tradicional ou miniatura). Mas se quiser experimentar os pequenos "Manias", fique à vontade. Para quem gosta de doce bem doce, pode ser uma boa.



Escrito por Luciana M. às 17h28
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


Luciana M. é jornalista, apaixonada por Gastronomia, Cultura e todas as coisas bonitas da vida. Inclua nisso aí itens como Arte, Viagens e Literatura. Tudo começando com maiúsculas, porque eu respeito. Adoro uma guloseima, coleciono receitas e sou boa ouvinte de histórias ligadas a costumes e culinária. Se tiver uma receita interessante, me envie! Se quiser alguma, é só pedir :)

Já li e recomendo: Sopa de Romã, de Marsha Mehram

Fale comigo!



 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, PINHEIROS, Mulher, de 26 a 35 anos, Gastronomia, Arte e cultura
Histórico
  Ver mensagens anteriores

Categorias
  Todas as Categorias
  Cozinha da Angelina
  Sexta-feira feliz
  Guloseimas
  Cozinha do Mundo
  Natal e Ano Novo
Outros sites
  All cupcakes
  Azeite
  Comidinhas
  Depósito Damasco
  Garfada
  Publicáveis
  Varal de textos
  Correio Gourmand
  André Marmota
  Pensar Enlouquece
  Under Press
  Caderno de Receitas
  Chucrute com salsicha
  Movimento Slow Food
  Cristiane Lisbôa
  Comes & Bebes
  Um Retirante
  Olitalia
  Doce Casinha
  Mixirica
  Dadivosa
  Trem Bom
  Fouet, Roux & Demi Glace
  Mi na cozinha
  Blog do Alessandro Segato
Votação
  Dê uma nota para meu blog