Guloseima: aventuras culinárias

Natal e Ano Novo



Feliz ano novo, meus amigos!


Rabanadas da mamãe, castanhas portuguesas, uvas passas, crôstoli...

Foram duas semanas muito malucas, com direito a corre-corre para achar lembrancinhas e ingredientes que faltavam, mas valeu a pena. Tive uma semana inteira de folga no Natal e pude aproveitar todo o tempo para preparar a ceia, deixar a casa bonitinha, falar com os amigos, com a família.

Este ano o Natal foi diferente: reunimos nossas famílias para comemorarmos o Natal todos juntos, numa grande e bonita ceia. Tivemos ainda mais dois convidados, inclusive um indiano, que ficou encantado com a nossa ceia natalina. Para ele, uma surpresa ímpar.

Para nós todos, um momento de diversão, boas comidas, energia positiva e tudo o mais para enfrentar o ano novo que começa hoje.

Na semana de réveillon, não tive tanta sorte e trabalhei bastante, muito mesmo, mas consegui uma folguinha no dia 31, que me permitiu encher a barriguinha de bacalhau, polvo, batatas, canapés e toda sorte de delícias que minha querida Angelina preparou. Angelina é minha cunhada fabulosa que, espero, vai retomar sua coluna aqui toda quinta-feira!


Nozes, azeite, e uma mesa (linda!), cheia de flores. Natal inesquecível!

De Natal e Ano Novo, o que dizer? Dizer que amei a presença de toda a minha família (antiga e nova), de todos os meus amigos, a delícia de sair todooos os dias para encontrar o pessoal, tomar cerveja, dar risada. Não tem coisa melhor, asseguro.

Isso tudo em meio a dois perus, tender, saladas, panetone, pavê de chocolate, mousse de maracujá, castanhas portuguesas, nozes, todas as comidinhas que mencionei acima e tudo o que a imaginação da família e dos amigos escolheu.

Eu só espero que este 2007 que agora começa seja, no mínimo, fabuloso, fantástico, incrível. Acho que eu já disse isso antes, né? Então eu acrescento outras coisas que quero muito: muita paz, muita saúde, muita alegria, muito amor, novos e velhos amigos, muita risada, lágrimas de felicidade, uma casa nova em folha, um trabalho lindo e gratificante, uma família unida e cheia de energia para aguentar as loucuras desta pequena que vos fala.

A todos nós, feliz 2007! :)



Escrito por Luciana M. às 15h15
[   ] [ envie esta mensagem ]




Feliz Nataaaal!


Este ano, meu maior presente foi ter redescoberto a gastronomia e a delícia de cozinhar! Qual foi o seu?

Só queria deixar um grande beijo, um grande abraço, e meus votos eternos de felicidade, amor e prosperidade para todos os meus queridos leitores, que fazem este blog ser ainda mais especial para mim! :)

Adoro esta época do ano porque é justamente neste momento que a gente se prepara para renovar nossos laços de amizade, amor e família. E também porque 2007 está logo aí, com infinitas possibilidades novas acenando, planos malucos e mirabolantes, desejo de ver as coisas crescerem e acontecerem.

Feliz Natal, meus amigos, e um maravilhoso, incrível, fantástico e hiperbólico Ano Novo!



Escrito por Luciana M. às 10h49
[   ] [ envie esta mensagem ]




É Natal, é Natal!

Então parece que eu finalmente me dei conta, entre milhares de compromissos, que o Natal chegou e as pessoas parecem estar um pouco mais em ritmo de festa.

Esses dias ganhei um panetone e um chocotone no trabalho, levei pra casa e meu marido me tirou o prazer de abrir a caixa do "primeiro panetone do ano" (um chocotone, no caso), porque a fome no café da manhã fez o coitadinho apelar para a caixa bonitona, amarela e atraente que prometia um universo de chocolate.

Dessa forma, perdi a chance de sentir aquele aroma, vocês sabem, de panetone fresquinho recém-saído da caixa. É o cheiro do papelão da própria embalagem, misturado com a essência que faz a gente sentir, de longe, que o Natal chegou mesmo.

Queria dar uma receita bonitona e espertinha, fazer um especial com guloseimas natalinas, encher este bloguinho de coisas bonitas e mensagens de amor e esperança e quitutes para encher os olhos - e a barriguinha.

Mas ando sem tempo -e um pouco sem esperança- de conseguir. Estou planejando umas mudanças significativas para o Guloseima no ano que vem, mudar de endereço, de layout, tudo. Um Guloseima totalmente repaginado para meus diletos leitores, como merece um blog que começou sem pretensão nenhuma e me abriu um universo completamente novo de cores, sons, formas, cheiros, doçuras e delícias.

Natal e fim de ano são sempre épocas inspiradoras pra mim. Mesmo com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, muitas delas distantes do que eu considero um ideal de felicidade, nesta época eu sempre penso em dar a volta por cima, sacudir o esqueleto, encher de novo meu coração de amor transbordante, de festa, de risos. Ano que vem está aí para tentar de novo, não?

Enquanto isso, deixo com vocês um link que encheu meus olhos de alegria: o especial de Natal das Galerias Lafayette, em Paris (de onde tirei a imagem aí de cima). Não é pra comprar, não é pra parecer esnobe, não é nada disso. É que os caras criaram uma animação linda de morrer, elegante, sem Papais Noéis em profusão, sem vermelho, sem renas. Só dourado e uma fadinha bonitinha, trazendo luz e um pouco mais de cor para esses dias de trânsito caótico, chuvas incríveis, e filas até para almoçar no restaurante por quilo.

Ah, o Natal...



Escrito por Luciana M. às 16h19
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


Luciana M. é jornalista, apaixonada por Gastronomia, Cultura e todas as coisas bonitas da vida. Inclua nisso aí itens como Arte, Viagens e Literatura. Tudo começando com maiúsculas, porque eu respeito. Adoro uma guloseima, coleciono receitas e sou boa ouvinte de histórias ligadas a costumes e culinária. Se tiver uma receita interessante, me envie! Se quiser alguma, é só pedir :)

Já li e recomendo: Sopa de Romã, de Marsha Mehram

Fale comigo!



 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, PINHEIROS, Mulher, de 26 a 35 anos, Gastronomia, Arte e cultura
Histórico
  Ver mensagens anteriores

Categorias
  Todas as Categorias
  Cozinha da Angelina
  Sexta-feira feliz
  Guloseimas
  Cozinha do Mundo
  Natal e Ano Novo
Outros sites
  All cupcakes
  Azeite
  Comidinhas
  Depósito Damasco
  Garfada
  Publicáveis
  Varal de textos
  Correio Gourmand
  André Marmota
  Pensar Enlouquece
  Under Press
  Caderno de Receitas
  Chucrute com salsicha
  Movimento Slow Food
  Cristiane Lisbôa
  Comes & Bebes
  Um Retirante
  Olitalia
  Doce Casinha
  Mixirica
  Dadivosa
  Trem Bom
  Fouet, Roux & Demi Glace
  Mi na cozinha
  Blog do Alessandro Segato
Votação
  Dê uma nota para meu blog