Guloseima: aventuras culinárias


Nova casa!

Meus amigos queridos, conforme anunciado, estamos de casa nova! :)

Este bloguinho querido foi convidado para fazer parte de uma turma muito bacana. Quero convidar a todos para dar uma passadinha no novo Guloseima e dizer o que acharam.

Sejam bem-vindos ao meu novo lar: http://www.interney.net/blogs/guloseima

:)



Categoria: Guloseimas
Escrito por Luciana M. às 15h42
[   ] [ envie esta mensagem ]




Momento de mudança

Queridos amigos, logo mais teremos uma mudança básica de casa, template e etc. Novas seções, novas receitas, novas postagens. Aguardem, mais informações durante a semana!

Como terei uma folguinha durante o Carnaval (viva! viva!), pretendo dedicar-me às experiências gastronômicas. Época de ver, preparar, aprender, fotografar e, claro, contar tudo.

A começar por hoje: em instantes seguirei para a Deli Paris, uma padaria com jeitão francês que faz um chá da tarde danado de bom. Recomendo os macarons, delicados e recheados de ganache de chocolate.

E um café expresso, para dar uma levantada no astral e na vida!



Categoria: Sexta-feira feliz
Escrito por Luciana M. às 15h29
[   ] [ envie esta mensagem ]




Sunny day

Apesar dos pesares, aqui estou eu! E nada melhor do que uma tarde quente, um filmão no cinema, e a esperança de novas receitas fresquinhas para testar no fim de semana :)



Categoria: Sexta-feira feliz
Escrito por Luciana M. às 18h32
[   ] [ envie esta mensagem ]




Frustrações na cozinha

Já li em outros blogs amigos (veja aqui uma lista ótima que a Alê, do Comidinhas, preparou sobre os blogs amigos!) que todo mundo tem um dia de "zica" na cozinha.

Eu também tive o meu. Tudo começou quando me bateu uma súbita vontade de comer uma mousse de chocolate "verdadeira", feita com chocolate bom, com "um milhão de por centos" de cacau. Eu tinha uma barrinha dessas, presente de uma amiga que tinha acabado de voltar da Bélgica.

Munida da máxima de que "ingredientes bons não podem resultar em comidas ruins", aventurei-me a preparar a mousse. Mas devo ter feito alguma coisa muito, MUITO, errada, porque o doce ficou intragável!

E eu perdi a barra de chocolate inteira, inteirinha!

Não bastasse isso, estava com fome e resolvi preparar um bolo salgado da mamma, não podia dar errado, pensei. Mas deu! E o bolo ficou solado, molengo, ruim mesmo. Acho que minhas mãozinhas estavam querendo dormir, naquele dia. Ou então cansaço+stress+ansiedade não combinam com cozinha :(

Resultado: passei mal do estômago no dia seguinte, nem tanto pelo resultado ruim das receitas, mas pela frustração de ter dado tudo absolutamente errado... heheheh!

Mas a vontade de mousse de chocolate permanece. Alguém aí tem uma receitinha infalível pra me dar? Hein? Hein? :)



Escrito por Luciana M. às 15h46
[   ] [ envie esta mensagem ]




Bacalhau!


Fica tãooooo boooooom! :) Ai, ai...

Meus amigos, desculpem a demora em postar novidades e delícias. Angelina deve estar brava comigo mas, para compensar, adianto a adorável receita de bacalhau ao forno que minha prendada cunhada preparou para vocês! Nas palavras de Angelina:

Oi pessoal!

Continuando as receitinhas, aqui vai a do bacalhau que sempre me pedem. Hehehe! É tradicional na minha família, espero que gostem!

Bacalhoada da Angelina

- 2 kg de lombo de bacalhau
- 1 litro de azeite extra virgem
- 2 cebolas cortadas em rodelas
- 1 pimentão verde cortados em rodelas
- 1 pimentão vermelho cortados em rodelas
- 1 pimentão amarelo cortados em rodelas
- 6 dentes de alho grandes picados
- brócolis japonês
- cebolinha bem picada
- salsinha bem picada
- azeitonas pretas portuguesas
- sal a gosto
- 3 ovos cortados ao meio ou em rodelas
- alheira ou bolinho de bacalhau (opcional)

Dois dias antes faça o seguinte: coloque em uma tigela o bacalhau com a água, ponha no fundo da geladeira, onde ficam as verduras. Ao lado, coloque uma outra tigela com a mesma quantidade de água que utilizou para pôr o bacalhau de molho. Para que isso? Para que a temperatura da água na troca fique sempre a mesma de quando você for retirar água do bacalhau! A troca de água deverá ser de duas vezes ao dia, de manhã e à noite, sempre repetindo o processo. No terceiro dia, retire toda a água do bacalhau e coloque as postas numa vasilha com o azeite. Cubra o bacalhau e deixe um dia na geladeira.

No dia do preparo, coloque o bacalhau com o azeite numa forma que possa ir ao forno, adicione a cebolinha, salsinha, os dentes de alhos cortados ou inteiros sem casca, pimentões cortados em rodelas e ponha tudo para assar em forno médio. Quando estiver quase pronto (dourado e cozido), coloque as azeitonas pretas. À parte, cozinhe no vapor os brócolis, para que fiquem durinhos. Cozinhe também os ovos (na fervura, né).

Você pode também fritar alheiras para a guarnição. Fica delicioso!

Quando o bacalhau estiver pronto, arrume tudo numa travessa de servir, com os brócolis, ovos e alheiras por cima. E sirva imediatamente, com arroz branco, batatas e muito azeite!  

Dica da Gê: você pode fritar ou assar as alheiras (embutido tradicional de Portugal) para a decoração. Se não achar, coloque bolinhos de bacalhau fritos.

Dica da Lu, que tirou a fotografia acima e se fartou de provar essa maravilhosa iguaria: vinho acompanha maravilhosamente bem esse prato! Amigos portugueses que lerem isto, fiquem à vontade para dar dicas sobre os melhores vinhos. Vamos amar! :)



Categoria: Cozinha da Angelina
Escrito por Luciana M. às 17h17
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


Luciana M. é jornalista, apaixonada por Gastronomia, Cultura e todas as coisas bonitas da vida. Inclua nisso aí itens como Arte, Viagens e Literatura. Tudo começando com maiúsculas, porque eu respeito. Adoro uma guloseima, coleciono receitas e sou boa ouvinte de histórias ligadas a costumes e culinária. Se tiver uma receita interessante, me envie! Se quiser alguma, é só pedir :)

Já li e recomendo: Sopa de Romã, de Marsha Mehram

Fale comigo!



 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, PINHEIROS, Mulher, de 26 a 35 anos, Gastronomia, Arte e cultura
Histórico
  01/02/2007 a 28/02/2007
  01/01/2007 a 31/01/2007
  01/12/2006 a 31/12/2006
  01/11/2006 a 30/11/2006
  01/09/2006 a 30/09/2006
  01/08/2006 a 31/08/2006
  01/07/2006 a 31/07/2006
  01/06/2006 a 30/06/2006
  01/05/2006 a 31/05/2006
  01/04/2006 a 30/04/2006


Categorias
  Todas as Categorias
  Cozinha da Angelina
  Sexta-feira feliz
  Guloseimas
  Cozinha do Mundo
  Natal e Ano Novo
Outros sites
  All cupcakes
  Azeite
  Comidinhas
  Depósito Damasco
  Garfada
  Publicáveis
  Varal de textos
  Correio Gourmand
  André Marmota
  Pensar Enlouquece
  Under Press
  Caderno de Receitas
  Chucrute com salsicha
  Movimento Slow Food
  Cristiane Lisbôa
  Comes & Bebes
  Um Retirante
  Olitalia
  Doce Casinha
  Mixirica
  Dadivosa
  Trem Bom
  Fouet, Roux & Demi Glace
  Mi na cozinha
  Blog do Alessandro Segato
Votação
  Dê uma nota para meu blog