Guloseima: aventuras culinárias


Manias sortidas

Bombons Mania, da Kopenhagen
Sabores exóticos: frutas vermelhas e maçã verde

Acusem-me de influenciável, oh, sim, acusem-me. Mas eu fiquei com vontade de experimentar os novos bombons da Kopenhagen, aqueles que têm o pouco sugestivo nome de "Mania" (sim, é o da propaganda com a Ivete Sangalo).

Achei que devia ser algo parecido com um bombom de Nhá Benta, mas com  marshmallow de vários sabores, até um pouco excêntricos, como maçã verde. Esperava isso, confesso: um bombom macio e cremoso, com o honesto chocolate da Kopenhagen cobrindo tudo.

Para tirar a prova, comprei uma caixinha com os cinco sabores, sortidos. Um de cada: chocolate, côco, frutas vermelhas (?), maçã verde e abacaxi. Na embalagem, os ingredientes pareciam até apetitosos: doce de maçã, pasta de cacau, doce de abacaxi, côco ralado... E chantilly! "Um bombom recheado com chantilly", pensei, "deve ser incrível!".

Mas não era. Ao experimentar, um pequeno desapontamento: o bombom não é ruim, mas não correspondeu às minhas expectativas. O creme é meio grudento, não tem a textura delicada do marshmallow da Nhá Benta, por exemplo. E o recheio é MUITO doce. Muito mesmo! Eu experimentei um bombom e fui correndo tomar um copo de água.

Resumindo: ainda prefiro os bombons de damasco e as incríveis Nhá Bentas (no tamanho tradicional ou miniatura). Mas se quiser experimentar os pequenos "Manias", fique à vontade. Para quem gosta de doce bem doce, pode ser uma boa.



Categoria: Guloseimas
Escrito por Luciana M. às 17h28
[   ] [ envie esta mensagem ]




Dia de pizza!

Hoje a nossa querida Angelina traz uma receita de preparo simples que seguramente vai agradar! Vejam lá:


Hummmm! A massa fica levinha e crocante, você pode comer muuuito

Oi pessoal! Voltei com uma nova receita muito fácil de fazer e que todos adoram: pizza. Basta seguir as instruções e caprichar nos sabores que é sucesso garantido em qualquer festinha.

Pizza Caseira

- 30 gramas de fermento fleischmann
- 1 Copo de requeijão de água morna
- 1 Colher de sopa de pinga
- 1 Colher de sopa de açúcar
- 1 Colher de sopa de sal
- 2 Colheres de sopa de óleo
- 1 Kilo de farinha de trigo (sol)

Em uma vasilha, dissolva o fermento na água morna, acrescente a pinga, o açúcar, o óleo e o sal. Por último acrescente a farinha de trigo até a massa ficar fofa e desgrudar de sua mão.

Sove a massa um pouco, separe as massas já no tamanho de cada pizza e deixe crescer aproximadamente 45 minutos. Cada receita rende umas 6 pizzas.

Dica:  Para a pizza ficar com a massa mais crocante, pré-asse as massas em discos já com molho e deixe esfriar para depois colocar as coberturas.

Sugestão de coberturas para as redondas: mussarela, calabresa em rodelas coberta com cebola fatiada, atum, catupiry e tudo o que sua imaginação mandar! Não esqueça de completar a iguaria com orégano ou folhinhas de manjericão e azeitonas bem bonitas e gordinhas.



Categoria: Cozinha da Angelina
Escrito por Luciana M. às 11h19
[   ] [ envie esta mensagem ]




Dominique Bistrô


Tartelette de frutas vermelhas - Reprodução
Tartelette de frutas vermelhas, imperdível

Sexta-feira é a jóia da semana. Ouso dizer que, na vida atribulada que levamos, a sexta-feira chega a substituir o sábado no quesito felicidade. Justamente porque antecipa as alegrias do fim de semana, e tudo (menos o trânsito...) parece mais leve.

Para trazer ainda mais cor a esse dia já especial, trago uma dica bacana para comer um docinho e tomar um café: o Dominique Bistrô. É o lugar perfeito para um almoço, um lanche rápido, um cappuccino. Dominique, o chef, é um francês que adotou o Brasil como pátria e, há um ano, prepara as refeições de seu bistrô com carinho, auxiliado pela esposa, brasileira.

De segunda a sábado, é possível provar os pratos rápidos, que variam todos os dias. Para apetites menores, um bom sanduíche preparado na hora é uma solução.

Um café no meio da tarde pode ser uma idéia interessante, sobretudo se for acompanhado de um dos doces de inspiração francesa que o chef escolheu para apresentar aos comilões de plantão. Sugiro o succés, uma iguaria de chocolate meio-amargo, ou a levíssima tartelette de frutas vermelhas.

Succés - Reprodução
Succés: uma maravilha com MUITO chocolate

Se a sexta-feira for longa demais e o Dominique já estiver fechado, não se estresse: sábado é dia de escolher uma das opções saborosas do almoço, como cuscuz marroquino e filé ao poivre. E, de quebra, dar um passeio pelo Instituto Tomie Ohtake, que fica ali do lado.

É uma ótima opção para quem aprecia a cozinha francesa, com receitas tradicionais e preços acessíveis. Aproveite para provar o típico Cassoulet, enquanto estamos no inverno.

Vai lá:

Dominique Bistrô
Rua Cunha Gago,864 - Pinheiros - SP/SP
11 3814-1106
http://www.idominique.com.br/



Categoria: Sexta-feira feliz
Escrito por Luciana M. às 16h00
[   ] [ envie esta mensagem ]




Bauru na criquinha

Angelina é minha cunhada. Já a mencionei em outro post. Foi ela que me ensinou a preparar um caldo verde divino que postei mais abaixo. Graças a ela, temos sempre guloseimas novas e fresquinhas para provar. Para deixar este canto ainda mais apetitoso, convidei nossa mestre-cuca portuguesa para assinar uma coluna semanal no Guloseima. Hoje temos a primeira.

Divirtam-se! Mas antes, vamos gritar PARABÉEEENS! para a Gê, porque hoje a mestra faz aniversário! :)


Aposto que você nunca chamou essa tostadeira aí de cima de "criquinha", fala a verdade?

Olá! Sou a Angelina M. e estou estreando minha coluna aqui no Guloseima. Teremos muitas dicas, receitas, truques e macetes que facilitam o dia-a-dia na cozinha. oje começarei com uma dica simples de como fazer um delicioso "Bauru na Criquinha". Você deve estar pensando: Que raios é uma criquinha? Nada mais é do que o apelido que minha família sempre utilizou para este tipo de tostadeira do tempo de nossas avós (veja foto acima!), cujo nome oficial é tostex, e é facilmente encontrada até hoje nessas lojinhas de " + - 1 real ". Anote a receita e a seguir nossas dicas:

- 2 fatias de pão de forma
- 2 fatias de presunto
- 2 fatias de queijo prato ou mussarella
- 2 fatias finas de tomate
- orégano, a gosto

Coloque duas fatias de presunto, duas de queijo e duas de tomate em cada fatia de pão. Salpique com orégano e cubra com outra fatia. Leve ao fogo por 3 minutos e estará pronto.

Uma diquinha: para que o pão não fique grudado na criquinha, antes de colocar o lanche no fogo, esquente-a dos 2 lados. Além de não grudar, o lanche estará pronto mais rapidamente. Se você preferir, espalhe manteiga no pão para que o lanche fique mais saboroso.



Categoria: Cozinha da Angelina
Escrito por Luciana M. às 15h10
[   ] [ envie esta mensagem ]




 Caldeirada completa, ou fim de semana na praia


Comemos dois pratos cada um, e ainda tivemos coragem de tomar raspadinha depois!

Passar um fim de semana na praia, no inverno, e pegar um calor muito agradável é coisa dos trópicos. Para aproveitar ainda mais o bom tempo e a brisa marinha, não vejo refeição melhor do que aquela composta por frutos do mar fresquinhos, muita lula, camarão, mexilhões, peixe fresco. Tem coisa melhor?

Aproveitando a viagem, passamos na peixaria e encontramos esses ingredientes fresquíssimos para preparar uma deliciosa caldeirada, à nossa moda. Açafrão, azeite de boa qualidade, temperos e leite de côco fazem um casamento perfeito com os frutos do mar. O prato, apesar de quente e substancioso, não pesa. E a vontade é de sempre comer mais e mais!

Pratique você também! A receitinha abaixo alegra a vida de quatro glutões, que repetem o prato:

- 1 cebola pequena
- 3 dentes de alho
- azeite
- um raminho pequeno de coentro
- um raminho pequeno de salsinha
- 1 talo de cebolinha
- 500 g de mexilhões sem a casca
- 500 g de camarões médios limpos e sem casca
- 500 g de cação
- 500 g de lula limpa e cortada em rodelinhas
- suco de dois limões
- 1 colher (de sopa) rasa de açafrão
- 1 garrafinha de leite de côco
- sal e molho de pimenta a gosto

Primeiro, certifique-se de que todos os frutos do mar estejam limpos, lavados, sem casquinhas ou outras impurezas. Dê atenção especial aos mexilhões: lave-os, um a um, em água corrente, e coloque-os num recipiente cheio d´água. Reserve. Tempere o cação com suco de limão, cebola, alho, cheiro-verde e uma pitada de sal. Reserve.

Enquanto isso, bata no liquidificador a cebola, o alho, os cheiros-verdes e uma colher de chá de sal, até virar uma pasta. Feito isso, aqueça o azeite (suficiente para cobrir o fundo do caldeirão) e frite os temperos. Quando estiverem no ponto (douradinhos), vá acrescentando os frutos do mar, sempre obedecendo a ordem: do mais durinho para o mais macio. Primeiro entra a lula. Mexa bem.

Agora acrescente os camarões e mexa. Quando estiverem começando a cozinhar, acrescente os mexilhões. Por último, vai o peixe (cuidado! por ser muito delicado, deve ser acrescentado quando os outros frutos do mar já estiverem meio cozidos).

Aproveite o ensejo e acrescente o açafrão. Misture bem. Nessa altura do campeonato, os frutos do mar já formaram um caldo transparente, amarelado e muito aromático. Deixe apurar um pouco e, por último, coloque o leite de côco.

Se desejar, coloque umas gotas de pimenta. Apure, corrija o sal e sirva bem quente, com arroz branco e salada. O molho de pimenta tem que estar à disposição dos comensais, porque faz toda a diferença! Uma cerveja bem geladinha também cai muito bem como acompanhamento.

Agora é só degustar e ser muito, mas muito feliz!



Escrito por Luciana M. às 17h46
[   ] [ envie esta mensagem ]




Trabalhando loucamente...

Petit gateau de doce de leite do Carlota - Divulgação
Petit gateau de doce de leite do Carlota... Dá vontade, não dá?

Estou cansada e cansada. Essa vida espartana, do trabalho (infindável) pra casa, e da casa pro trabalho (infindável...) está me matando. Eu gosto de trabalhar. Mas esta semana passei da conta. Enquanto não consigo arrumar um tempo para viajar para a praia e provar a caldeirada que eu tanto quero, enquanto não dá para tomar um vinho, bem no alto da mais alta montanha da serra de Campos do Jordão, enquanto eu não posso, simplesmente, me perder nos corredores do Mercadão, ou ficar de olho nos produtos incríveis da Casa Santa Luzia, eu... sonho.

E fico fazendo listas mentais de tudo o que eu quero fazer assim que tiver tempo (e dinheiro...). Voilà:

- provar o menu-degustação do D.O.M; tenho obsessão por uma frutinha que não se acha em nenhum lugar, o cambuci, que minha mãe vive falando que comia aos montes na infância... E no D.O.M eu sei que tem sorbet de cambuci. Porque o Alex Atala em pessoa me disse, numa reportagem que fiz (vou achar o link e posto aqui para vocês lerem).

- provar o suflê de goiabada com calda de catupiry do Carlota e também o petit gateau de doce de leite. Numa boa, você imagina o que deve ser um petit gateau de doce de leite? Deve ser incrível! No site do restaurante tem até as receitas, mas será que fica igual? Preciso tentar... Mas eu gostaria de provar o original, até para poder comparar.

- conhecer a Vinheria Percussi, um restaurante muito, mas muito simpático, pertinho de casa, que me convida a entrar lá sempre que passo na porta... Mas nunca entro :(

E tantos outros prazeres menores que alegram a vida da gente e só sentimos falta quando, subitamente, não os temos mais. Como comprar os ingredientes mais fresquinhos que puder, para testar uma nova receita. Ou tomar um vinho com seu amor. Ou jogar conversa fora com os amigos. Coisas cujo valor não pode ser medido com dinheiro.

Fora tudo isso, tudo bem.



Escrito por Luciana M. às 16h33
[   ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]


Luciana M. é jornalista, apaixonada por Gastronomia, Cultura e todas as coisas bonitas da vida. Inclua nisso aí itens como Arte, Viagens e Literatura. Tudo começando com maiúsculas, porque eu respeito. Adoro uma guloseima, coleciono receitas e sou boa ouvinte de histórias ligadas a costumes e culinária. Se tiver uma receita interessante, me envie! Se quiser alguma, é só pedir :)

Já li e recomendo: Sopa de Romã, de Marsha Mehram

Fale comigo!



 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, PINHEIROS, Mulher, de 26 a 35 anos, Gastronomia, Arte e cultura
Histórico
  01/02/2007 a 28/02/2007
  01/01/2007 a 31/01/2007
  01/12/2006 a 31/12/2006
  01/11/2006 a 30/11/2006
  01/09/2006 a 30/09/2006
  01/08/2006 a 31/08/2006
  01/07/2006 a 31/07/2006
  01/06/2006 a 30/06/2006
  01/05/2006 a 31/05/2006
  01/04/2006 a 30/04/2006


Categorias
  Todas as Categorias
  Cozinha da Angelina
  Sexta-feira feliz
  Guloseimas
  Cozinha do Mundo
  Natal e Ano Novo
Outros sites
  All cupcakes
  Azeite
  Comidinhas
  Depósito Damasco
  Garfada
  Publicáveis
  Varal de textos
  Correio Gourmand
  André Marmota
  Pensar Enlouquece
  Under Press
  Caderno de Receitas
  Chucrute com salsicha
  Movimento Slow Food
  Cristiane Lisbôa
  Comes & Bebes
  Um Retirante
  Olitalia
  Doce Casinha
  Mixirica
  Dadivosa
  Trem Bom
  Fouet, Roux & Demi Glace
  Mi na cozinha
  Blog do Alessandro Segato
Votação
  Dê uma nota para meu blog